domingo, 28 de março de 2010

DUO ABANÃ - CANTO LÍRICO DE ORIXÁS



Amante que sou da música, pesquisador, aprecia-dor, vivo intensamente à procura de novos artistas, novos compositores, novas bandas. Sei que o nosso país é rico, que a nossa música na minha modesta opinião é a melhor do mundo, na riqueza de ritmos, na diversidade.  Aqui vai uma dica, um disco que acabei de receber em mãos, um belíssimo trabalho. Estou emocionado por isso, escreverei pouco a respeito, deixo que vocês próprios que aqui lê essas mal traçadas se emocionem. Duo Abanã - Canto lírico de Orixás, fica a dica. É só dar play abaixo, para se emocionar.

O Duo Abanã é formado pelo Violonista Giovanni Di ganzá e pela Cantora Lírica Vanessa Teixeira, músicos de formação erudita que pesquisam autores e composições da nossa música raiz popular e também da nossa musica afro-brasileira.

Em 2004, ainda no conservatório, aconteceram os primeiros ensaios nos quais experimentava-se a sonoridade de transcrições para violão e voz de obras originalmente escritas para piano e voz. A partir dessa vivência em música de câmara e prática de conjunto, montou-se o repertório “EM CANTOS DO BRASIL” que trouxe composições de importantes músicos eruditos como Heitor Villa Lobos, Camargo Guarnieri, Guerra Peixe, entre outros.

Desde 2007, o trabalho do Duo investiga a musicalidade afro-brasileira, baseando-se principalmente nos pesquisadores Mário de Andrade e Oneyda Alvarenga que foram os primeiros musicólogos-folcloristas do Brasil. Nesta pesquisa intitulada “Canto lírico de Orixás”, o Duo realizou seu trabalho de campo praticando aulas de percursão em centros de cultura popular, estudando batuques de terreiros de candomblé e também de festejos culturais afro-brasileiros.

Duo abana tem se apresentado em diversos eventos e saraus pela cidade de São Paulo.


Abanã em Tupi-Guarani significa “Cabelos Fortes”.

Sem comentários:

Enviar um comentário