segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO

Prometi que não beberia, pelo o menos hoje, mas foi em vão, explico. Há tempos que não sentava na frente da televisão para ver um filme, quanto menos entrar numa locadora de filmes. Troço que confesso, sentia saudades. Aproveitei a leve chuva que cai, que molha a minha terra da garoa, me comove, que emociona, para ver um filme. Todos sabem, ou devem saber por aqui, que sou é fato um amante do cinema, também ando ausente é fato, mas jamais esqueci a sétima arte. Apanhei o guarda chuva da gaveta, e dei um pulo até a locadora, sem saber das novidades do mundo do cinema, aproveitei para dar uma olhada e escolher um filme bom. A bola da vez foi: O menino no pijama listrado, do diretor Mark Herman. Tinha este nome em mente, já que a história é baseado no livro de John Boyne. Leia abaixo uma pequena sinopse do filme.

Bruno tem nove anos e da janela de sua nova residência ele pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças conhece Samuel,um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

A história se passa nos tempos da Segunda Guerra Mundial e retrata o relacionamento entre entre um menino alemão e um menino prisioneiro judeu. É uma bela e comovente história mas que ao meu ver, carece de originalidade. O seu desfecho me lembrou muito o final do filme Hair. Agora eu estou curiosa para ver o filme, pois o livro é tão ligeiro e simples que fiquei pensando como ele pode ter rendido um longa-metragem... De qualquer maneira, gostei de conhecer um pouco da vida de Bruno e Samuel.


Fazia tempos que um filme não me comovia tanto, que eu não chorava em frente a televisão, e como chorei. Meus olhos estão marejados, a emoção é tamanha. Mas vocês meus fiéis leitores, devem estarem se perguntando aonde entra a bebida nisso tudo? Sim, à bebida, estou emocionado e nada melhor para refletir sobre o mundo que vivemos, que uma boa bebida bem gelada, para amolecer o peito daqueles que ainda não são amolecidos. E é isso, tremendamente emocionado, depois deste maravilhoso filme que já entrou para o seleto hall de filmes que gostei, uma cerveja bem gelada, para acompanhar as lágrimas neste dia chuvoso.

Quem não viu, que veja, mas com olhos de ver, o mais importante de tudo.

Até.

Sem comentários:

Enviar um comentário